O Pará receberá um Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (Cinpec). Localizado em Paragominas, o centro pertence à Integral Agroindustrial, a empresa cearense especializada em nutrição animal, que está expandindo suas operações para a região. As instalações do Cinpec estão próximas da nova fábrica do grupo, que foi inaugurada no início  de julho.

Com uma extensão de 200 hectares, incluindo 150 hectares de pastagens divididas em piquetes rotacionados, o local possui estrutura para confinar até 1000 animais. Dentro do centro de pesquisas, serão dedicadas duas áreas para avaliar o consumo mineral e dieta total, além de fornecer insights sobre o ganho de peso dos animais participantes das avaliações.

Esse procedimento está atualmente em curso por meio da colaboração entre entre o Cinpec e o programa Embrapa Geneplus, irão conduzir a primeira prova de avaliação de desempenho bovino no norte e nordeste. Com os resultados dessa avaliação, será possível identificar quais dos animais monitorados apresentam os melhores resultados para o CAR, que significa, coeficiente alimentar residual, além da melhor cobertura de gordura, e quais estarão aptos a se tornarem futuros reprodutores.

 

 

Composta por médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas, a equipe do Cinpec busca implementar as melhores práticas de manejo nutricional tanto em sistemas de confinamento quanto em pastagens. Além disso, a iniciativa planeja estabelecer parcerias com universidades e outras instituições interessadas no setor para orientar e validar o escopo das pesquisas a serem conduzidas pelo Centro.

De acordo com Marcos Lima, diretor da Integral Agroindustrial, a iniciativa desempenha um papel crucial ao realizar pesquisas e desenvolver soluções nutricionais e sanitárias que promovem o avanço sustentável e produtivo da pecuária brasileira. “O Cinpec contemplará processos importantes com alta tecnologia para fornecer as melhores análises em rastreabilidade, controles e análises de matérias-primas, garantindo resultados de impactos transformadores para o setor.”

Fonte: REDEPARÁ
Foto: Bruno Cecim