O brasileiro tem sido uma das principais vítimas globais no roubo de cartões de crédito. É o que afirma o relatório da empresa de cibersegurança NordVPN, que aponta que o país é o segundo no mundo com mais roubo de cartões de pagamento, perdendo apenas para os Estados Unidos, que lidera no número de fraudes.

Com o aumento das transações eletrônicas, os criminosos têm buscado novas técnicas para cometer fraudes, obtendo informações de cartões de crédito e pagamento para cometer crimes.

A pesquisa revelou que mais de 600 mil cartões de pagamentos em todo o mundo foram corrompidos e seus dados foram vendidos na dark web, sendo a camada mais profunda e de difícil acesso à web, que precisa de programas especiais para acessar esse lado oculto da internet. Destes, 39 mil foram cartões do Brasil.

Apesar das empresas e serviços financeiros desenvolverem de forma constante inúmeras tecnologias para coibir esse tipo de crime, o usuário final, o consumidor, tem sido a parte mais fraca desta estratégia de segurança.

Segundo a empresa de cibersegurança, o roubo de dados acontece por meio da instalação de um malware, um software malicioso desenvolvido para explorar falhas de segurança em redes e dispositivos.

Com isso, o programa rouba os dados como credenciais, logins, senhas e informações sobre cartões de crédio, que são enviados para hackers que fazem a venda dark web.

Isso pode acontecer por meio de email-s de phishing, onde os criminosos enganam a vítima para obter dados sensíveis e confidenciais, por download de softwares infectados, acesso a sites maliciosos entre outros golpes.

As ferramentas maliciosas podem ter acessos a imagens por spam, arquivos infectados e até mesmo a cookies armazenados nos dispositivos, que tem o histórico de navegação do usuário na internet.

Quando estes dados são adquiridos na dark web, é possível realizar compras e até mesmo solicitar empréstimos em nome da vítima.

Os 5 países mais afetados pelas fraudes de cartões com informações roubadassão:

  • Estados Unidos: 73.001 fraudes
  • Brasil: 39.334 fraudes
  • Índia: 35.285 fraudes
  • México: 26.680 fraudes
  • Argentina: 25.283 fraudes

 

Fonte: SBT News
Foto: Marcos Santos/Divulgação