Belém acaba de receber dois novos equipamentos para agilizar e melhorar a qualidade da limpeza urbana da capital. Tratam-se do primeiro dos 19 Ecopontos, que serão instalados na cidade, e das varredeiras mecanizadas, que reforçam o trabalho dos varredores de rua. O prefeito Edmilson Rodrigues acompanhou o início do funcionamento dos equipamentos, nesta sexta-feira, 5.
As varredeiras mecanizadas são equipamentos de alta tecnologia que realizam a varredura e a aspiração de folhas e pequenos resíduos do meio fio, reforçando a limpeza dos trabalhadores de rua. O prefeito Edmilson Rodrigues explica que cada novo equipamento, que se agrega à limpeza da cidade, faz parte do sistema implantado pelo contrato de limpeza.
Revolução
“Quando assinamos o contrato com a Ciclus Amazônia, eu afirmei que faríamos uma revolução na limpeza urbana de Belém. São mais de 250 máquinas, 2.300 trabalhadores. A revolução já começou, mas agora estamos aprofundando isso. São duas varredeiras que trabalharão durante a noite, para deixar a cidade mais limpa”, celebra o prefeito.
A revolução na limpeza também é pessoal para o motorista e operador da varredeira mecanizada, Leandro Souza, de 37 anos. Ele aponta que o curso para operar o equipamento já é um acréscimo no currículo. “O equipamento é totalmente novo e nós tivemos que aprender a lidar com essa tecnologia, que ainda não tinha em Belém. Assim, até o nosso currículo já tem um valor agregado”, conta .
Os equipamentos já estão em operação e devem seguir um cronograma para percorrer as ruas. Por ter uma velocidade baixa e para não atrapalhar o trânsito, as varredeiras deverão operar os principais corredores da cidade somente à noite.
Ecoponto
No Igarapé São Joaquim, próximo à Avenida Júlio César, começou a funcionar o primeiro dos 19 Ecopontos previstos no novo contrato de limpeza da Prefeitura de Belém. O espaço com containers deve receber material de construção, descarte de sofás e camas, além de resíduos destinados à reciclagem. O presidente da Ciclus Amazônia, empresa que ganhou a licitação para atuar no sistema de limpeza da cidade, Luís Gomes, esclarece que o serviço será realizado durante todo o dia.
“O Ecoponto é o lugar onde as pessoas vão poder levar os materiais descartáveis, para não jogar na rua de qualquer maneira. Será possível deixar material das seis da manhã às dez da noite. Serão recebidos no local, pneu, caroço de açaí, entulho, madeira, objetos volumosos, óleo de cozinha e equipamentos eletrônicos. O material do ecoponto será depois todo redistribuído para os locais de destino”, explica Luís Gomes.
Fonte: REDEPARÁ
Foto: Márcia Lima
Comentários