Resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Belém ganhará, na segunda-feira (08/7), o Museu das Amazônias. O lançamento da nova estrutura, a ser instalada no Porto Futuro II, ocorrerá no Palácio do Governo, às 15h. O novo equipamento cultural tem incentivos de diversas entidades e promete garantir o protagonismo amazônida.

 

 

 

 

Assegurando a representatividade local, o novo espaço conta com a participação da comunidade acadêmica e científica da Pan-Amazônia, além da sociedade civil. A proximidade se dá por meio de escutas previamente organizadas sob coordenação do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Os investimentos iniciais para a criação do novo equipamento somam R$ 84 milhões, dos investimentos estaduais e de parceiros, utilizados na reestruturação do armazém 4A do Porto Futuro. O museu também conta com investimentos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e Instituto Cultural Vale.

Fonte: O Liberal
Foto: Bruno Cecim