Belém recebe, pela primeira vez, o V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2012. Entre os dias 3 e 7 de dezembro, juntamente com o Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão Aplicada a Serviços Públicos, os eventos vão formar a Semana de Tecnologia do Pará. Os eventos, que ocorrem no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, vêm se consolidando como um canal de troca de informações entre o governo, a sociedade civil e estudiosos de outros países.
Ao longo de cinco edições, já passaram mais de 17 mil pessoas pelo Consegi. O público é composto por estudantes, autoridades do governo, representantes de universidades e por membros da sociedade civil. O Congresso discute a maneira como a tecnologia pode melhorar a vida dos cidadãos e aborda temas inovadores, como Computação em Nuvem, Software Livre e Governo Eletrônico e Dados Abertos. Em 2012, o tema do evento é Mobilidade.
O Consegi vai trazer profissionais da tecnologia de vários estados brasileiros e de vários países para Belém. É a primeira vez que o evento ocorre fora de Brasília. A cidade foi escolhida porque o Pará é referência no tema da edição de 2012 do Congresso. “O estado é referência em sustentabilidade e mobilidade digital. A Região Norte, por exemplo, é líder em acesso à internet via celular. Isso representa uma oportunidade para o governo de aprimorar a prestação de serviços públicos, via aplicativos móveis”, revela o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.
A Semana de Tecnologia do Pará vai ser marcada pela versatilidade. Painéis, Tutoriais, Workshops e palestras fazem parte da programação. Pela diversidade de eventos que o Congresso realiza, o Hangar foi escolhido para receber a maior programação sobre tecnologia do país. “Para realizar um congresso internacional dessa magnitude, é preciso um local que tenha uma infraestrutura de qualidade, uma localização adequada e experiência em receber eventos de grande porte. E o Hangar possui essas características”, conta Marcos Mazoni.
O V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico deve levar mais de quatro mil pessoas ao Hangar. O evento conta com a presença de palestrantes de vários países, discutindo o que há de mais atual no campo das tecnologias da informação.
Fonte: REDEPARÁ
Foto: Governo do Pará
Comentários