A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), entrega a primeira fase das obras de urbanização da nova avenida Augusto Montenegro. Esta etapa envolve o trecho que fica entre o terminal Maracacuera e o Atacadão (sentido Icoaraci/Belém), com dois quilômetros de obras 100% concluídas. São serviços de terraplenagem, drenagem urbana, pavimentação, calçadas, ciclovias, acessibilidade, sinalização, paisagismo e iluminação pública com LED

A entrega acontece às 9h deste domingo, 30, no posto de combustível Bom Jesus. Ela será feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa. A programação conta, ainda, com plantação de árvore e passeio ciclístico. Além de atração cultural para o público em geral.

Na tarde desta sexta-feira, 28, o carpinteiro Juraci Almeida, 65 anos, que anda sempre de bicicleta para fazer diversas coisas, falou da satisfação que sente ao pedalar pela nova ciclovia, um dos itens a ser inaugurados.

“Vim em Icoaraci tirar um documento de identidade e amei essa ciclovia, ficou linda, tá muito bonita, simples, com espaço ótimo pra gente andar. Tudo depende das pessoas respeitarem. Cabe agora a nós saber zelar pelo que o prefeito fez pra nós. Só tenho que agradecer a Deus e ao prefeito. Ele está de parabéns!”, elogia o carpinteiro.

Quem também passava de bicicleta pelo lugar era o autônomo Cavalcante da Silva, 51 anos. Ele pedala sempre de Icoaraci até o Tenoné e vice-versa, e gosta dos serviços feitos na ciclovia. “Ando de bike para trabalhar e sempre faço esse caminho. A ciclovia está ótima, porque ajuda a evitar acidente na avenida. A tranquilidade também aumenta e dá até para ouvir uma boa música ao pedalar”, disse Cavalcante.

PRAZOS

A previsão é de que, até outubro de 2024, a urbanização da nova avenida Augusto Montenegro chegue no Tenoné. Já até dezembro deste ano o projeto vai alcançar o Tapanã (ambos no sentido Icoaraci/Belém). A obra beneficia diretamente a população da avenida e de bairros adjacentes.

A urbanização da nova avenida Augusto Montenegro envolve o total de 8,5 quilômetros em cada via (ida e volta), indo do Tapanã até Icoaraci (sentido Icoaraci/Belém), e neste trecho já avançou em 50%.

Os serviços executados pela Seurb (terraplenagem, drenagem urbana, pavimentação, calçadas, ciclovias, acessibilidade, sinalização e paisagismo e iluminação pública com LED) correspondem a. Do projeto original, desde o Entroncamento até Icoaraci, as obras já alcançam o total de 70%.

A Prefeitura de Belém pede compreensão e apoio da população às obras de urbanização da Nova Avenida Augusto Montenegro. Pois a avenida será mais uma das obras que vai preparar Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, que ocorrerá em novembro em Belém e deixará um grande legado para a cidade.

Fonte: REDEPAÁ
Foto: Cleide Magalhães