A Ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, em Belém, recebeu uma movimentação tranquila de banhistas, mas a expectativa dos comerciantes é que o período de veraneio traga uma quantidade expressiva de visitantes. Empreendedores locais estão se preparando para receber um número maior de turistas em comparação ao ano passado, apostando em uma temporada promissora.
Na Praia Grande, Dulcinéia Barroso, atendente no restaurante Cozinha de Casa, compartilha a preparação intensa que o estabelecimento tem realizado desde o início de junho. “Investimos muito para ter retorno, focando nos pratos que mais saem, que são os pratos feitos, como filé de dourada, além da carne assada. Nosso fluxo é melhor no início e metade do mês”, explicou.
Para atender ao aumento da demanda, o restaurante amplia o horário de funcionamento até a noite e reforça a equipe com mais um funcionário na cozinha. Ela mencionou que o movimento nos últimos finais de semana, o que aumenta a expectativa para julho. “Estamos otimistas, a expectativa é boa. Julho promete”, completou Dulcinéia.
O comerciante Jaqueson Maciel, de 51 anos, proprietário do Bar Boca Loka, também está confiante. Assim como no restaurante anterior, ele menciona que o estabelecimento se prepara intensamente desde os primeiros dias de junho, estocando os produtos para atender à demanda crescente. Maciel também destaca a importância de uma boa segurança e organização das programações por parte das autoridades locais para atrair mais turistas.
“Trabalhamos com sete pessoas na equipe, mas em julho, aumentamos um pouco. Nossa preparação começa estocando bastante bebida e comida, que são o que mais saem. Esperamos dobrar as vendas em comparação ao ano passado que, em média, passou umas 500 pessoas por dia aqui”, diz.
Na Praia do Amor, Fábio Amanajás, 51, dono da Pousada e Restaurante Pré-Amar, mencionou que a preparação envolve estocagem e geração de emprego, aderindo novos funcionários tanto no setor de produção, como a cozinha, quanto no atendimento e até parceiros musicais, proporcionando música através de shows ao vivo. “Nos domingos comuns – os dias de maior movimento, atendemos cerca de mil pessoas, mas em julho, esse número triplica. Trabalhamos principalmente com alimentação e bebida, e a expectativa para este ano é muito boa, especialmente com o solzão que está aí; a partir da segunda semana de julho o movimento fica ainda melhor”, afirmou.
A empreendedora Vânia Queiroz, 42, que mora em Sacramenta, frequentadora da Praia do Amor, elogia o local pela proximidade com outros bairros de Belém e o ambiente aconchegante. Para ela, a praia é uma das opções para curtir as férias de julho. “Gostamos de vir durante a semana para evitar o fluxo intenso do fim de semana, sem o estresse das estradas. Outeiro tem um estigma de ser bagunçado, mas na verdade é um lugar muito agradável e rápido de chegar”, disse Vânia, que aproveitou a visita para relaxar com o namorado.
Comentários