A avenida Júlio César, entre o Aeroporto e praça São Cristóvão, em Belém, receberão um novo projeto de mobilidade urbana cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Porém, ao contrário do BRT (Bus Rapid Transit), anunciado de forma inicial pela prefeitura e implantado de forma parcial na Av. Almirante Barroso, a Av. Júlio César receberá o sistema Bus Rapid Service.

 

 

O BRS é um sistema que possui um corredor expresso com faixa preferencial para ônibus, além de sinalização vertical e horizontal, comunicação com os usuários e, principalmente, fiscalização com a utilização de câmeras. Diferente dos corredores segregados do tráfego normal, adotado nos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit), onde há um obstáculo impedindo o automóvel de circular na faixa preferencial do ônibus.

Além disso, a implantação do BRS é considerada mais barata para os cofres públicos. Na Av. Júlio César serão investidos pelo município R$ 136 milhões, enquanto o BRT da Almirante Barroso e Augusto Montenegro custaram R$ 430 milhões.

Fonte: Roma News
Foto: Reprodução/Seurb