Os seis primeiros blocos de apartamentos do Conjunto Habitacional e Comercial da Condor têm data de entrega para o mês de julho. A data foi marcada pelo prefeito Edmilson Rodrigues na manhã desta sexta-feira, 14, em visita à obra, na Avenida Bernardo Sayão.Os apartamentos são destinados a pessoas remanejadas para a realização das obras de macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova. Para a entrega dos apartamentos estão faltando apenas a ligação de energia e o término da obra da caixa d’água.

Alegria – Visitar o apartamento pronto e saber que a data de mudança já está próxima deixou a dona de casa, Maria Oneide Barbosa, de 46 anos, com lágrimas nos olhos. Ela faz parte do primeiro grupo de famílias remanejadas para realização das obras do canal da Quintino, em 2009.

“São mais de dez anos esperando por uma moradia digna, mesmo antes, na casa que era nossa, era uma casa em cima do canal, tinha época do ano que fedia. Agora não, ver o apartamento pronto, saber que em poucos dias finalmente vamos mudar para um apartamento novo, digno, é incrível”, reforça a futura moradora do conjunto.

 

 

Dignidade – Assim como os moradores, os assistentes sociais do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben), que acompanharam as famílias durante tanto tempo e viram de perto todos os problemas vividos por elas, também comemoram a entrega definitiva dos apartamentos. É o que relata Evaldo Reis, da equipe social do programa.

“A gente sabe dos problemas que as famílias passaram durante tanto tempo, dependendo de auxílio-moradia, um auxílio que também ficou muito tempo sem reajuste e defasado, que só conseguiram reajustar nesta gestão. Agora, eles finalmente vão ter sua própria vida, sair dessa dependência. Ter sua dignidade recuperada é uma felicidade para nós que também fazemos parte dessa vitória”, conta o assistente social.

Entrega programada

Segundo o coordenador geral do Promaben, Jammerson Leão, em mais 20 dias a construtora termina os detalhes dos apartamentos nos blocos que faltam. “Além do acabamento dos apartamentos de mais dois blocos, nesse tempo também conseguiremos terminar a torre da caixa d’água e teremos resolvido o problema da energia. Com isso, entregaremos 96 apartamentos às famílias”, relata o coordenador.

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, conseguir solucionar um problema que se arrastou por 16 anos e entregar finalmente os apartamentos às famílias é uma felicidade. “Eu fico muito feliz de ver o avanço das obras e saber que dentro de um mês entregaremos os seis primeiros blocos, cada com 16 apartamentos, todos muito bem acabados com piso revestido,  chuveiro elétrico, ponto para ar-condicionado, entre outros serviços”, comenta o prefeito.

Edmilson Rodrigues ressalta, que a preocupação é com a infraestrutura social, porque são famílias que saíram de cima de canais e vão sair das palafitas para morar com muita dignidade.

Geração de renda

A expectativa é que até dezembro a Prefeitura de Belém entregue todos os 14 blocos do Conjunto Habitacional e Comercial, além dos outros 8 blocos do Habitacional Adicional.  Nesse mesmo quarteirão devem ser entregues ainda os 44 boxes comerciais.

 

 

Fonte: REDEPARÁ
Foto: Márcia Lima