Os quase 400 permissionários da Feira da Pedreira aguardam a finalização da obra nos dois prédios – mercado e feira -, em reforma completa realizada pela Prefeitura de Belém. Com um investimento de mais de R$ 8 milhões, os feirantes receberão um novo espaço totalmente reformado, com revitalização dos boxes, aumento dos corredores, revestimento do piso, telhado termoacústico, entre outras melhorias.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou a obra e conversou com feirantes na manhã desta terça-feira, 4, quando informou sobre as mudanças viabilizadas com a nova feira.
Participação dos feirantes
“A última reforma da feira foi na gestão Edmilson Rodrigues, e agora o que era pra ser uma revitalização se tornou uma reforma completa. Ele realmente botou abaixo a feira e está construindo um espaço totalmente novo e adequado para os trabalhadores e consumidores. Com um detalhe muito importante para nós, que é ouvir os feirantes sobre a obra, se a gente diz que alguma coisa é melhor para o nosso trabalho, os engenheiros acatam”, contou a feirante Telma Albuquerque, que há 48 anos atua na Feira da Pedreira e integra a Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços.
Uma das principais reivindicações dos feirantes foi o conforto térmico. O teto baixo e as instalações precárias tornavam o trabalho insalubre dentro do espaço. O engenheiro responsável pela obra, Elielton Silva, explica que o telhado tinha uma altura de apenas três metros, o que não favorecia a circulação do ar.
Conforto térmico
“Agora o telhado terá seis metros de altura, e junto com a telha termoacústica, que não permite que o calor passe para dentro, vai ter uma boa ventilação e circulação de ar. Além disso, acrescentamos uma fachada ventilada também. Dessa forma, os feirantes terão conforto térmico dentro da feira, que ajuda tanto o trabalho deles, quanto é agradável para a população que frequenta o espaço”, explica o engenheiro.
O conforto térmico é uma grande preocupação do prefeito Edmilson Rodrigues. “Como existem feirantes que passam muito tempo dentro da feira, para isso é importante ter um tipo de arquitetura que garanta conforto máximo aos feirantes e também aos cidadãos, que têm a tradição de comprar em feira”, ressalta o prefeito.
Fonte: REDEPARÁ
Foto: Márcia Lima
Comentários