A procura por lavagens ecológicas está em constante crescimento devido às crescentes preocupações com o meio ambiente e à maior frequência com que os proprietários de veículos passaram a higienizar seus carros após a disseminação da Covid-19. Segundo a Grand View Research, o mercado de produtos para estética automotiva foi avaliado em R$10,36 bilhões em 2020, com uma previsão de crescimento anual de 4,3% até 2028.
Ao perceber a falta de estéticas automotivas de alto padrão na região onde morava, especialmente em uma área com muitos condomínios fechados de luxo, Maria Freitas, proprietária da estética automotiva GX, viu uma oportunidade de negócio lucrativo. Decidiu então montar sua própria estética, buscando atender à demanda por cuidados especializados para carros de alto padrão.
Outro fator é o maior conhecimento dos amantes de carros sobre os produtos especializados. Itens como detergente de cozinha, por exemplo, já não são mais usados na limpeza de carros, sendo substituídos por detergentes automotivos, que possuem uma combinação especial de produtos, gerando um resultado mais eficaz.
Um dos motivos para essa nova direção no mercado automotivo é a durabilidade do automóvel. Um carro que é limpo, tratado e protegido com produtos ou em locais especializados tende a durar muito mais. Além disso, o embelezamento do veículo está diretamente ligado ao preço mais alto dos carros, tornando compensador investir em melhorias no veículo que já se possui.
É importante mencionar também o aumento considerável no número de automóveis no Brasil e a alta na venda de carros usados. Esses fatores influenciam diretamente o segmento de estética automotiva, pois quanto mais automóveis em circulação, maior será a demanda por limpeza e manutenção estética.
Fonte: REDEPARÁ
Foto: Gilvan Capistrano
Comentários