A programação oficial de São João em Belém acaba de ser anunciada. As apresentações dos concursos de quadrilha e grupos folclóricos ocorrem de 13 a 23 de junho. As inscrições para participar das competições do Arraial 2024 estão abertas.
Concurso de Quadrilhas
O Concurso Oficial de Quadrilhas 2024 vai premiar 44 propostas juninas, entre elas, 36 grupos de quadrilhas devidamente habilitadas.
“O edital em forma de premiação fará com que todas as quadrilhas habilitadas sejam premiadas, de acordo com a colocação. Ou seja, todas serão agraciadas pelo concurso. Além disso, participamos da decisão de manter as apresentações na Praça Waldemar Henrique, para nós que somos quadrilheiros, é muito importante e simbólico para a nossa cultura”, diz Tom Vilhena, presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Pará (FEQUAJUPA), que faz a gestão compartilhada do Arraial 2024 junto à Prefeitura de Belém.
Apresentações
A 1ª fase de apresentações será realizada no período de 13 a 16 de junho. A 2ª fase, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de junho. De acordo com o edital, a apuração vai ser realizada nos dias 18 e 23 de junho e a premiação também será no dia 23, revelando as grandes campeãs do concurso que se apresentarão na Praça Waldemar Henrique.
Pássaros Juninos
Credenciamento
Para além do concurso, a contratação dos grupos culturais, como Pássaros Juninos, Cordões de Bichos, grupos Parafolclóricos, Carimbó, grupos de Boi-Bumbá e Toadas serão selecionados por meio da política de fomento da Fumbel, via Edital de Credenciamento Artístico 004/2023, que integra as ações e políticas de fomento implementadas pela Fumbel, que busca enriquecer a cena cultural de Belém.
Para isso, os participantes devem acessar o edital no site da fundação e preencher o formulário, além de anexar os documentos solicitados.
Vale ressaltar que independente do Arraial Junino, além dos grupos citados acima, o edital de credenciamento é aberto às demais categorias artísticas:
- Artes Cênicas,
- Artes Visuais,
- Música,
- Literatura,
- Audiovisual,
- Arte Digital,
- Design,
- Moda,
- Cultura Alimentar,
- Cultura Popular,
- Cultura Afro-Brasileira,
- Povos Originários,
- Patrimônio Cultural Imaterial,
- Expressões Corporais e
- Coreográficas e Artesanato.
Fonte: G1
Foto: Comus
Comentários