A Prefeitura de Belém retomou a parceria com as cooperativas de catadores, na semana passada. Nesta primeira etapa, foram retiradas mais de 200 toneladas de resíduos da cidade em parceria com uma cooperativa de catadores e o emprego diário de três equipamentos e 10 trabalhadores da empresa Ciclus Amazônia, gestora dos resíduos sólidos de Belém. O trabalho agora continua com a participação de mais duas outras cooperativas.

Parte do material recolhido será destinado à reciclagem, procedimento ambientalmente recomendado, e que gera renda para centenas de famílias.

No período de 29/05 a 1º/06, foram coletados lixo e entulho, e também realizada capinação, raspagem e roçagem nas ruas da cidade e nos distritos. A Prefeitura mantém todos os esforços para que Belém siga limpa, disponibilizando mais de 200 maquinários e um contingente de mais de 1.300 trabalhadores dedicados às suas operações durante esses dias.

Canais

A limpeza do entorno do Canal do Tucunduba, no bairro da Terra Firme, foi iniciada na semana passada. Já foram retiradas cerca de mil toneladas de lixo e entulho do canal. Os trabalhos devem ser finalizados nesta terça-feira (4). Atuam no local 15 trabalhadores da limpeza pública, com o uso de oito equipamentos.

A Prefeitura vem intensificando, há cerca de um mês, a limpeza ao longo do Canal São Joaquim, no bairro do Barreiro, considerado um ponto crítico de descarte irregular de resíduos, de onde estão sendo retirados lixo e entulhos. Até esta segunda-feira (3), foram retiradas mais de 1.500 toneladas de resíduos da margem do canal. A operação envolve 25 agentes de limpeza urbana e cinco máquinas que realizam os serviços de coleta de lixo, entulho e roçagem, desde o dia 4 de maio.

No bairro da Marambaia, onde há mais de quatro semanas foi iniciada a coleta, as atividades prosseguem ao longo do Canal Água Cristal, que apresentava alguns trechos intrafegáveis, por causa do descarte irregular de lixo e entulho. Duas caçambas, uma retroescavadeira e 10 agentes atuam no local. Até esta segunda-feira (3), foram retiradas cerca de 1.400 toneladas de resíduos sólidos das margens do canal, numa ação iniciada no dia 6 de maio.

A Prefeitura orienta os moradores de Belém para que utilizem os locais corretos de descarte de resíduos, a fim de evitar o acúmulo de lixo e entulho nas vias, o que acaba dificultando os trabalhos de coleta.

Fonte: Roma News
Foto: Raimundo Sena