Um tribunal indonésio condenou, nessa quarta-feira, um caçador ilegal a 12 anos de prisão por matar pelo menos seis rinocerontes de Java, uma espécie à beira da extinção.

Os rinocerontes da ilha mais populosa da Indonésia são um dos mamíferos mais ameaçados do mundo, e as autoridades estimam que restem cerca de 82 exemplares na natureza.

“O acusado foi considerado culpado”, disse o presidente do tribunal na província de Banten, no leste de Java. Ele também foi multado em 100 milhões de rúpias (US$ 6.140). “Ele matou, preservou e vendeu partes de animais selvagens protegidos”, disse o juiz.

O caçador Sunendi, que como muitos indonésios tem apenas um nome, foi considerado culpado de matar rinocerontes entre 2019 e 2023 no parque nacional Ujung Kulong, no oeste de Java.

A sentença foi proferida no momento em que o governo e a polícia do país investigam um grupo considerado responsável pela morte de 26 rinocerontes de Java, desde 2019.

Segundo a mídia local, a polícia prendeu cinco membros do grupo nos últimos meses e a busca por outros oito suspeitos continua.

 

Fonte: Agência O Globo
Foto: Ganis Bungsu/AFP