Destino indispensável para turistas e moradores de Minas Gerais, Conceição do Mato Dentro, na Região Central, é a casa da cachoeira mais alta do estado e a terceira maior do Brasil, a TabuleiroMas para além da gigante de Minas, existe um trajeto pouco explorado que faz valer todas as horas de caminhada.

Rota das 10 Cachoeiras fica dentro dos parques Estadual da Serra Tendente e o Natural do TabuleiroEla foi criada em 2017, quando o Instituto Estadual de Florestas (IEF) apresentou um projeto para a prefeitura de Conceição do Mato Dentro com o intuito de valorizar outras quedas d’água.

Caminhada que vale a pena

 

Para os visitantes que vão conhecer todo o percurso é importante saber que são 91 quilômetros ao todo — somando ida e volta. As trilhas são corredores ecológicos que ligam os dois parques, e variam entre os graus de dificuldade leve, moderada e difícil. (veja mais abaixo)

No percurso, estão as comunidades quilombolas Três Barras, PassaMinas, do Tabuleiro, Candeias e Baú.

?‍♀️Para completar toda a rota a pé, o turista precisa separar, em média, oito dias.

Há também a possibilidade de percorrer o trajeto em dias alternados, visitando os circuitos separadamente (veja abaixo os trechos).

Mapa da Rota das 10 Cachoeiras — Foto: Reprodução

                            Mapa da Rota das 10 Cachoeiras

10 cachoeiras

 

A rota é composta pelas cachoeiras: Três Barras, Peixe Cru, Quedas do Ribeirão do Campo, Tabuleiro, Congonhas, Altar, Rabo de Cavalo, Bocaina, Gurita e Prainha.

 

O gerente do Parque Estadual Serra do Intendente, Marcos Alexandre dos Santos, explica que o caminho foi pensado para que o turista consiga otimizar o tempo de caminhada e conheça, também, as tradicionais especiarias e artesanatos mineiros durante o trajeto.

“As cachoeiras não são tão longe uma das outras, mas ficam em entradas independentes, e em comunidades diferentes. Então, a gente precisava interligar essas cachoeiras, e a rota acabou criando um anel rodoviário em torno do parque, possibilitando essa ligação entre as dez”, disse.

 

Turismo comunitário

 

Membros da Associação Comunitária Rota das 10 Cachoeiras — Foto: Arquivo pessoal

                  Membros da Associação Comunitária Rota das 10 Cachoeiras

Para além da beleza natural das quedas d’água, a Rota das 10 Cachoeiras possibilita que as comunidades locais consigam viver do trabalho que vem do turismo comunitário.

É com o serviço dos guias, com as hospedagens nas pousadas e com o comércio regional que esses moradores se sustentam.

Há cerca de três anos, a comunidade criou a Associação da Rota das 10 Cachoeiras para desenvolver o turismo local. A sede fica logo no início do circuito, no Trecho A.

“O turista sempre pergunta qual o trecho mais difícil, como é a acessibilidade, quais são as maiores dificuldades. Mas a região é tão linda que até nos trechos mais difíceis passam despercebidos. Então, é só chegar que vai ser muito bem recebido”, contou a líder da Associação, Beth Diana.

 

A Rota

 

 

Cachoeira do Peixe Cru — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

                                                 Cachoeira do Peixe Cru

? O trecho A é o mais curto e o mais fácil de se completar. São 5,7 quilômetros, que vai desde a comunidade quilombola de Três Barras e finaliza na comunidade de Cubas. No percurso estão presentes as cachoeiras de Três Barras e do Peixe Cru.

 

 

? O trecho B é considerado difícil por causa dos morros íngremes e a distância. No entanto, a vista de cima compensa toda a caminhada. No percurso estão as cachoeiras Ribeirão do Campo e a mais famosa de toda a Rota, a do Tabuleiro.

Cachoeira Ribeirão do Campo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

                                       Cachoeira Ribeirão do Campo

Cachoeira do Tabuleiro — Foto: Alexandré Sá/ TG

                                                   Cachoeira do Tabuleiro

Trecho C: Congonhas, Cachoeira do Altar e do Rabo de Cavalo

? O trecho que liga Tabuleiro à Região do Parauninha tem dificuldade moderada. Parte da trilha fica em descidas, e não é necessário tanto esforço físico para a caminhada. O percurso passa por pequenas propriedades rurais e os turistas podem apreciar parte da Mata Atlântica.

Três cachoeiras podem ser visitadas no percurso: Cachoeira de Congonhas, na região do Tabuleiro; Cachoeira do Altar e a Cachoeira do Rabo de Cavalo, essas duas últimas na região da Parauninha.

Cachoeira Congonhas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

                                                       Cachoeira Congonhas

Cachoeira do Altar — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

                                                         Cachoeira do Altar

Cachoeira Rabo de Cavalo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

                                                    Cachoeira Rabo de Cavalo

 

 

⛰️ É o segundo maior percurso da rota e por isso considerado de moderado nível de dificuldade. Nessa parte da trilha, um dos pontos marcantes é a paisagem impressionante do vale da Parauninha, em meio aos paredões do Parque Estadual Serra do Intendente e da Serra do Funil.

Cachoeira de Bocaina

Cachoeira Gurita — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

                                                    Cachoeira Gurita

Cachoeira Prainha — Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

                                                        Cachoeira Prainha

Biodiversidade

 

Ações voluntárias de sinalização da Rota das 10 Cachoeiras — Foto: Arquivo pessoal

                    Ações voluntárias de sinalização da Rota das 10 Cachoeiras

De acordo com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, uma das características mais importantes da Rota é a diversidade de cachoeiras e a biodiversidade dos parques.

Só no Parque Natural Municipal do Tabuleiro são pelo menos 106 espécies de animais — entre aves, mamíferos e peixes — e uma flora diversa com mais de três mil tipos de espécies vegetais. Entre janeiro e outubro de 2023, o local recebeu 16,5 mil visitantes.

Fonte: G1
Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro