Nesta quinta-feira, dia 7 de outubro, feriado municipal, a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Paróquia da Catedral, da Cidade de Bragança e da Diocese de Bragança. O tema: “Ó Mãe, fazei que por meio da recitação do terço, cheguemos mais depressa a Jesus”. Na Catedral foi produzido um altar com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (co-padroeiro de Bragança).

A programação da festividade terá prosseguimento às 18h com a saída da procissão com a imagem da padroeira até o Ginásio de esportes Corolão quando será iniciada a missa solene e a coroação a ser feita pelos juízes da festa: Marcos Fernando Tuma Tavares e Yasmin Garcia da Costa que em seguida passarão os bastões aos novos juízes de 2022.

Na oportunidade será apresentado o cartaz do Círio de Nazaré deste ano e a entrega das três imagens das Comitivas de São Benedito que serão recebidas pelas paróquias do Perpetuo Socorro, São João Batista e Sagrado Coração de Jesus. Haverá caminhada de volta com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário até a Catedral e um show pirotécnico marcará o encerramento da festividade 2021.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário teve origem com os Monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 Pai Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo. A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora.

No dia 15 de novembro de 2019 a comunidade católica bragantina conheceu a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Bragança, apresentada pelo pesquisador e professor José Ribamar Gomes de Oliveira e reconhecida pelo bispo diocesano Dom Jesus Maria. A estampa foi uma criação da Dra. Lara Denys Bonadiman. (Texto extraído de: http://historiadenossasenhora.wordpress.com/2013/10/14/nossa-senhora-do-rosario/).

1

 

Fonte: Fundação Educadora de Comunicação
Fotos: Jota Bahia