Acontecerá em Bragança nos próximos dias 18 e 19 de setembro de 2021 a partir das 18:30h, o Circuito Cultural Mapping no Caeté, projeto selecionado pelo Edital de Patrimônio Cultural Material – Lei Aldir Blanc Pará, promovido pela SECULT do estado e Instituto Nova Amazônia (INÃ).

O Mapping no Caeté ocupará de maneira criativa dois prédios históricos que caracterizam Bragança: a Igreja de São Benedito e o Instituto Santa Teresinha com “projeções mapeadas acompanhadas de sons e efeitos visuais que valorizem os estilos e traços arquitetônicos dos prédios e a essência da cultura local, utilizando a tecnologia de Vídeo Mapping”.

Raíssa Reis, uma das organizadoras do evento explica que “é uma intervenção que interage com a arquitetura local onde ela é projetada, é como se fizesse parte daquele objeto, ela recria, ressignifica aquela arquitetura, então através de dois dias de evento a gente vai ter essas projeções com trabalhos de artistas locais, artistas da região bragantina, artistas visuais, músicos, enfim, diferentes representantes de gerações, mestres, mestras que vão ter seus trabalhos projetados”.

O evento visa potencializar a educação patrimonial e identidade cultural, “é uma cidade que tem mais de 400 anos então tem muita história pra contar, então a gente busca através desse evento contar um pouquinho dessa história, trazer um pouquinho do contexto social, cultural, ambiental da cidade”, frisou a organizadora do evento.

Ao falar da relevância social, Raíssa ressalta que o projeto se faz necessário por que grande parte dessas manifestações culturais acontece somente no centro das grandes cidades, “dificilmente essas manifestações acontecem no interior do estado, então a gente trazer isso para o interior é muito interessante também, essas tecnologias elas permitem com que a gente levante diversas discussões, além disso, a gente também consegue aliar o patrimônio histórico, o passado e ao mesmo tempo o presente com essas novas tecnologias tudo no mesmo espaço”.

Serão expostos trabalhos de artistas de Bragança, Capanema, São João de Pirabas, Santa Maria do Pará e Augusto Corrêa. Respeitando o distanciamento e o uso de máscara, o público poderá presenciar uma grande exposição de valorização de artistas regionais a céu aberto.

 

Serviço:

Circuito Cultural Mapping no Caeté
Dias: 18 e 19 de setembro
Local: Instituto Santa Teresinha e Igreja de São Benedito em Bragança
Horário: 18:30h

 

1

 

Fonte: Fundação Educadora de Comunicação
Foto: Reprodução