Um novo curso do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Bragança formará profissionais para atuar ou empreender no setor turístico.

Guia de Turismo, o novo curso do IFPA, atende uma demanda crescente por profissionais qualificados para atuar ou empreender no setor turístico.

A oferta do curso ocorre paralelamente aos esforços das prefeituras municipais da região e de órgãos ligados ao turismo em fomentar a atividade turística na região de Bragança.

Trata-se de um curso técnico subsequente, com 1 ano e meio de duração, voltado para pessoas que já concluíram o ensino médio e buscam uma formação profissional de grau técnico.

No curso ofertado pelo IFPA em Bragança, os estudantes aprendem a planejar, organizar e a executar roteiros turísticos, a prestar informações turísticas, a conduzir e orientar visitantes em passeios locais e em viagens regionais e (nacionais, bem como intermediar as relações entre visitantes, comunidades receptoras e prestadores de serviços turísticos.

Ao final do curso, os alunos são certificados como técnicos em Guia de Turismo, profissão regulamentada pela Embratur desde 1993.

Coordenadora do curso, a professora Gisele Carvalho explica que a formação ofertada pelo IFPA vai além das disciplinas básicas para atuação profissional do guia de turismo. “Além da formação técnica, o curso contribuirá para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança do aluno, promovendo uma atuação ética, observando as questões sociais, ambientais e culturais dos locais por onde passa”, explica a professora Gisele.

As inscrições para o curso de Guia de Turismo estão abertas e vão até o dia 3 de agosto, pela internet, no endereço prosel.ifpa.edu.br.

 

Fonte: Fundação Educadora de Comunicação
Foto: Jota Bahia